Os resíduos de madeira são, por norma, de grande volume e por isso mesmo com um custo de transporte elevado. Este factor contribuiu para que os centros de reciclagem da Ecociclo se situassem junto da origem deste tipo de resíduos, na periferia das grandes cidades.
Só desta maneira, as empresas podem considerar entregar os seus resíduos para um destino ambientalmente correcto, quer pelos seus próprios meios, quer com o nosso serviço de movimentação de contentores.

Para que os resíduos sejam transformados em estilha reciclada, matéria-prima para a indústria dos aglomerados de partículas de madeira, devem seguir um processo de triagem, classificação segundo a Lista Europeia de Resíduos, trituração e expedição.

O processo consta das seguintes etapas:
  1- Separação dos resíduos de madeira e acumulação na origem. Recolha em contentores próprios, transporte e recepção no centro de tratamento.

2. Classificação por tipos de resíduos e por destino. Limpeza / separação de contaminantes não ferrosos (cartão, plástico, vidro, materiais de construção, texteis, etc.).

3. Pré-trituração e primeira separação magnética de metais ferrosos. Estilhagem e segunda separação magnética de metais ferrosos.

4. Crivagem e separação de finos (serrim) e grossos (reintroduzidos no processo). Carga da estilha em camiões e transporte para o destino
(fábrica de aglomerados de madeira)