A utilização de madeira num edifício é uma opção estética de alto valor, acrescentando estilo, elegância, beleza, qualidade e naturalidade aos espaços.

Revestimentos
Trata-se de uma aplicação frequente da madeira, tanto para apainelados como para tectos ou pavimentos sofisticados, permitindo muitas soluções de cor e acabamento. Sendo um material que suporta bem o desgaste, verifica-se que, em muitas situações, as superfícies de madeira, à medida que esta envelhece, tornam-se mais bonitas e mais personalizadas.

Mobiliário
A madeira é o material por excelência para o fabrico de móveis, permitindo todos os estilos, acabamentos, tonalidades, formas e dimensões.   
    

Saúde e conforto
Além da serenidade visual e suavidade ao tacto que a madeira proporciona, esta contribui para criar ambientes saudáveis, mantendo, não só, o equilíbrio adequado da humidade do ar e reduzindo a condensação, mas também protegendo contra a electricidade estática e contribuindo significativamente para o isolamento térmico e acústico das habitações.
               
Economia
Não só pela facilidade de utilização e transformação da madeira mas também pelos muito reduzidos prazos de construção, uma casa de madeira tem um custo bastante baixo comparado com outros sistemas construtivos, necessitando de uma manutenção periódica mas muito simples e barata ao longo da sua vida útil.
Estruturas modulares e o reduzido peso das construções em madeira permitem alterações fáceis, rápidas e práticas.

Além disso, a própria estrutura celular da madeira confere-lhe características especiais e naturais de isolamento térmico, superiores a qualquer outro material de construção, permitindo reduzir a factura energética do edifício.